Como amansar sua calopsita

Ter uma calopsita de estimação é uma delícia. Além de lindas, elas são super inteligentes e engraçadinhas, quando mansas.

Mas amansar a ave não é uma tarefa fácil. Requer muita paciência, dedicação e claro, muito amor por animais.

Primeiramente, é muito importante ter consciência que você representa uma ameaça para a ave, e o instinto dela é fugir de você ou te bicar. Então, tenha paciência com ela.

Se você ganhou ou comprou uma calopsita filhote, com toda certeza será bem mais tranquilo. Quando filhote, a bicada dói menos e eles ainda não conseguem voar, caso se assustem. Então, se for um filhote, vá se aproximando aos poucos, converse com ele enquanto ainda estiver na gaiola e dê o máximo de atenção que puder. Quando for pega-lo, leve sua mão devagar, pois eles se assustam muito com movimentos bruscos (até serem amansados), e tente não levar a mão por trás. Deixe ele ver sua mão e vá reparando qual reação ele terá. Suponho que ele irá se afastar ou tentar bicar fazendo barulhos estranhos. É normal qualquer reação dessas, então persista aos poucos, sem estressa-lo. Pegue-o e tente fazer com que ele se acostume com sua mão, faça carinho no seu topete, e deixe que ele ande pelos lugares que você quer acostuma-lo.

É muito importante se certificar que o lugar esteja seguro pra ele. Inicialmente, deixe a casa fechada, sem presença de outros animais, até que vocês ganhem a confiança um do outro.

Você terá que repetir essa rotina todos os dias, quantas vezes puder. Por isso precisamos de dedicação e paciência.

Se a ave já for adulta, você terá que ter mais paciência ainda.

Comece da mesma forma, se aproximando da gaiola e conversando muito com ela. Assobie e cante músicas, elas adoram!

A ave adulta é mais desconfiada, assusta fácil com movimentos bruscos e acredite, ela pode se assustar e levantar voo sem saber voltar. Então, primeiro passo é levar ao veterinário para aparar as asas e não correr riscos do seu bichinho fugir.

Uma dica muito legal é deixar a gaiola em lugares que ela veja muito movimento, seja de pessoas ou de outros animais (A GAIOLA FECHADA) até ela se acostumar com os movimentos da casa.(Se ela se assustar e tentar levantar voo, pode inclusive bater em algum móvel e se machucar, pois elas ficam desesperadas quando se assustam).

Bom, asas cortadas e calopsita adaptada a casa, aos movimentos e barulhos do local, agora você precisa conseguir tirar sua calopsita da gaiola e segurar-la na mão. Então, abra a gaiola em um local seguro (de preferencia um quarto fechado, inicialmente) e deixe que ela saia sozinha. Pode usar truques como por exemplo colocar a ração fora da gaiola, ou deixar um espelho as vistas dela (calopsitas adoram espelhos).

Se ela demorar, não desista. Ela vai sair em algum momento.

Quando ela sair, esconda a ração, coloque na sua mão e tente se aproximar dela aos poucos. Esse truque funciona muito, pois ela vai perdendo o medo da sua mão quando percebe que você só quer alimenta-la.

Faça isso sempre que puder, repetidas vezes e com muito carinho. Sempre movimente suas mãos com muito cuidado, devagarinho, até que ela perca o medo.

Quando conseguir esse grande passo, poderá tentar aos poucos fazer carinho no topete da sua calopsita. Pronto, está quase lá. Se você conseguir essa faceta, e repetir várias vezes, em breve ela que estará te pedindo carinho, subindo no seu dedo e ombro. Mas não será de um dia pro outro, avance um dia de cada vez, sempre com calma e testando até onde ela confia.

Inclua sua calopsita nos seus programas em casa para que vocês passem o máximo de tempo juntos. Vendo tv, no computador ou enquanto organiza o quarto. Não tire ela da gaiola somente quando for tentar amansar, assim ela se sentirá mais próxima de você.

Todos os passos são bem demorados. Quando disse que precisa de dedicação, eu falava sério. Pode demorar muito pra chegar na etapa final, mas vai depender do seu carinho e sua paciência. Eu, e todas as outras pessoas que já tem uma calopsita mansa, garantimos que vai valer muito a pena cada esforço e cada bicada que levar.

Espero ter ajudado e boa sorte com seu novo baby.

 

 

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial